Entre em contato conosco

(16)99148-8696

6 perguntas para fazer antes de contratar um buffet para uma festa


 

Não importa o motivo da comemoração, na hora de organizar uma festa sempre surgem expectativas e ansiedades. O que mais queremos é encantar os convidados, proporcionar momentos inesquecíveis e realizar a festa dos nossos sonhos!

A organização de uma festa reúne muitos detalhes, e só quando vamos fazer a nossa é que percebemos o tamanho da lista de tudo que precisa ser resolvido. Por essa razão, a escolha dos fornecedores, os detalhes a serem preparados e todas as decisões precisam ser feitas com antecedência para que corra tudo bem e não haja nenhuma surpresa de última hora.

Não existe uma boa comemoração sem deliciosos comes e bebes, não é mesmo? Na verdade, um dos principais motivos de reunir os amigos e familiares é poder saborear quitutes especiais. Quando se fala em organizar uma festa, o primeiro item que vem em mente é a escolha do buffet. Decidir pelo profissional responsável por este serviço não é uma tarefa simples. Afinal, há uma série de elementos que precisam considerados e que vão fazer toda diferença no dia.

Se você está organizando ou pensando em fazer uma festa e não sabe por onde começar e qual buffet escolher, não se desespere. Preparamos uma lista de perguntas para serem respondidas e que vão servir como um verdadeiro guia para tirar todas as dúvidas da sua cabeça.

1. Qual tipo de festa quero fazer?

Aniversário de 1 ano, festa de 15 anos, casamento, noivado e formatura. A verdade é que não faltam bons motivos para celebrar a vida e organizar uma comemoração.

O tipo da festa é a primeira questão que deve ser considerada antes de escolher o buffet. Cada evento tem um formato, e é muito importante que todos os elementos conversem entre si. Para alguns, a coxinha e o cajuzinho são indispensáveis, para outros, o importante é um serviço refinado e com surpresas para os convidados.

Hoje em dia, muitos buffets são segmentados e costumam atender públicos específicos. Há os que se especializam em casamentos de dia, os que focam nas festas temáticas infantis e outras infinitas possibilidades.

Saber o que você quer é fundamental para escolha do buffet e de todos os outros serviços que precisarão de ser contratados para a sua festa.

2. Quanto posso gastar?

Não existe planejamento sem orçamento. Organizar uma festa é ter consciência e controle do custo de cada produto e serviço desde o início. O buffet é uma das escolhas mais importantes e também um dos maiores gastos da comemoração. Por isso mesmo é fundamental ter bem definido o quanto você pode ou deseja gastar para sua festa.

Cada profissional trabalha de uma maneira, mas, nesta área, o cálculo costuma ser feito por pessoa, de acordo com o que será servido, considerando sempre uma margem de erro no número de convidados. Afinal, no dia, podem faltar ou ir mais pessoas do que você planejava. Por isso, mais uma vez, destacamos o fato de você já ter o perfil da festa definido, com pelo menos uma lista aproximada de convidados para que o buffet possa fornecer um orçamento o mais rápido possível.

Com tantas opções no mercado, os buffets não têm economizado nas inovações para se destacar e vencer a concorrência. Estações de massa e risoto, comida japonesa, customização de doces, bar de drinks, cantinhos com cerveja artesanal e lembranças personalizadas são apenas algumas das possibilidades para inovar na sua festa. Dá para perceber que se você não tem um orçamento pré-estabelecido, rapidamente vai se ver gastando muito mais do que queria, não é mesmo?

Por isso, o ideal é que, quando você entrar em contato com o profissional para falar sobre o serviço, já saiba o quanto deseja gastar. Assim, se algumas ideias parecerem interessantes, você pode pensar se vale a pena gastar um pouquinho mais ou não.

3. Com qual antecedência devo procurar o buffet?

O mercado das festas tornou-se uma indústria poderosa e verdadeiramente concorrida. Muitas vezes, ao deixar para tomar decisões na última hora, acaba-se por não conseguir fechar com aquele profissional que gostaria, não encontrando data no salão desejado e, já no planejamento da festa, surge o sentimento de frustração. Além disso, começar a planejar com antecedência significa um controle muito maior dos gastos, seguindo o orçamento e dividindo as despesas ao longo dos meses.

Existem algumas diferenças em relação ao tempo de antecedência ideal para começar o planejamento e fase de orçamentos. Para as festas, como casamentos e formaturas, que requerem mais investimento e envolvem mais detalhes, há quem comece a planejar com dois anos de antecedência. Para aniversários ou eventos menores não é preciso tanto, seis meses ou um pouquinho mais já é o suficiente para deixar tudo em ordem.

4. Como funciona o serviço?

Como vimos, hoje em dia existem vários tipos de buffets. A diferença começa por questões simples, como aqueles que oferecem um serviço completo incluindo espaço e decoração e os que focam somente nas comidas e bebidas do evento.

Antes que você se questione sobre qual optar, saiba que não existe uma escolha melhor ou pior. A questão é saber qual tipo de serviço que você deseja ter na sua festa. Dentro desta escolha, existem alguns outros questionamentos que podem ser feitos e que vão te ajudar a tomar a decisão final.

  • O buffet tem produção caseira de salgados ou encomenda de terceiros?
  • Posso fazer uma prova dos salgados que eu quero que sejam servidos na festa?
  • Posso decidir as marcas dos refrigerantes servidos?
  • Os convidados são servidos durante toda a festa ou há pequenos intervalos?
  • Haverá uma pessoa responsável por coordenar o trabalho da equipe durante a festa toda?
  • Qual é o valor por excedente caso minha festa ultrapasse o número de convidados?

Pode até parecer muitas perguntas, mas não há porque não conhecer ao máximo o serviço dos profissionais que chamaram a sua atenção e que você pensa em contratar. Ligue, converse, troque mensagens, conheça pessoalmente e combine de ir até uma festa organizada pelo buffet para que você possa ver ao vivo e saber mais sobre o serviço que está pensando em contratar.

5. Vale a pena contratar um buffet personalizado?

Já deu para perceber que não faltam inovações neste mercado. Uma das novidades que tem encantando os clientes são os buffets personalizados. Este serviço tem como objetivo deixar a festa ainda mais charmosa e divertida. Se você vai organizar uma festa temática, os buffets personalizados podem ser uma opção interessante para criar um clima especial. A personalização vai desde os copos, guardanapos, bandejas até os uniformes dos garçons que se vestem de acordo com o tema da festa.

Há, também, empresas que oferecem serviços, como salgadinhos vegetarianos, docinhos “fit”, comidinhas sem glúten e outras opções que vão agradar aos diferentes tipos de convidados.

Agora, se a sua ideia é fazer uma festa mais tradicional, sem nenhum tema específico ou quitutes “fit”, por exemplo, não há porque gastar a mais por um serviço que não fará diferença para o seu evento.

6. Quais são as suas preferências?

Agora que você já sabe tudo sobre o profissional, já conheceu a diferença dos buffets e das possibilidades do mercado, é preciso tomar a decisão final. Questões como o orçamento e agenda de disponibilidade pesam diretamente na escolha. Porém, são as suas preferências que vão ajudar a bater o martelo.

Quando falamos nas preferências, é preciso que você considere todos os elementos que compõem uma festa.

  • Quais são os meus salgados favoritos?
  • Prefiro salgados simples ou versões refinadas?
  • Qual bebida eu gosto e quais eu acho que deveriam ser servidas?
  • Prefiro gastar mais em doces ou salgados?
  • Quanto tempo pode durar a festa?
  • Quais diferenciais o buffet pode oferecer?

O que você precisa é colocar no papel a resposta para a seguinte pergunta: O que realmente não pode faltar na minha festa?

Com isso, você consegue criar a lista de itens essenciais e definir o buffet que irá contratar.

Atenção aos convidados

Apesar de não ser uma pergunta, este é um tópico indispensável para quem está planejando uma festa. É muito importante lembrar que nenhuma comemoração é feita sozinho: tudo o que queremos é estar com os amigos, familiares e as pessoas que são fundamentais naquele momento.

No momento de contratar o buffet, não deixe de consultar as recomendações, ler as indicações e saber o quão atento a empresa é com os convidados. Dessa maneira, você irá, sem dúvida, criar um dos momentos mais especiais da sua vida e de todos os convidados.